VACINAS OBRIGATÓRIAS PARA CÃES: quais são e quando devem ser aplicadas.
- Rede Animale

- 15 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jun. de 2020

Para seu amigo de quatro patas viver saudável e protegido, além de uma nutrição correta, é necessário aplicar as vacinas obrigatórias recomendadas pelo médico veterinário responsável pelo seu animalzinho, no período e idade correta.
Os guias de vacinação existentes servem para auxiliar o médico veterinário. Esses guias são embasados em pesquisas científicas atuais, que são baseadas em conhecimentos técnicos de imunologia e doenças infecciosas.
O protocolo de vacinação recomendado e mais utilizado entre os clínicos, consiste em 3 doses de vacina polivalente/múltiplas (V8) ou (V10) na primovacinação (com 45 dias de idade do filhote), com intervalo de 21 a 30 dias entre as doses; e a vacina da raiva que pode ser aplicada concomitantemente com a terceira dose da vacina polivalente. Cabe aqui lembrar que a raiva consiste em uma Zoonose, isto é, trata-se de uma doença transmissível ao humano pelo animal.
Lembramos que o protocolo de vacinação pode variar conforme a necessidade de cada animal, ou até mesmo de acordo com os riscos de exposição a determinados agentes nocivos em uma dada região demográfica do país, ou ainda, conforme os fabricantes das vacinas.
Após a aplicação das vacinas iniciais, anualmente, os cães devem receber uma dose da vacina polivalente e uma dose da vacina da raiva.
Cabe aqui explicar que se você quiser viajar com seu animalzinho as vacinas obrigatórias devem estar em dia.
A vacina polivalente (V8) imuniza os animais contra as seguintes doenças: cinomose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose (sorovares Canicola e Icterohaemorrhagiae); por sua vez, a vacina (V10) protege contra todas estas doenças citadas e mais algumas cepas de leptospirose (Grippotyphosa e Pomona).
Existem vacinas facultativas utilizadas para auxiliar na saúde dos animais. Entre elas estão a vacina da Giárdia, a vacina da Gripe e a vacina da Leishmaniose Visceral Canina.
Consulte o seu médico veterinário, proteja o seu animalzinho!
Gabriela Moraes Lindemayer
Médica Veterinária CRMV/RS 16.374



Comentários