
Silvestres e
Exóticos
O número de animais silvestres e exóticos (pet´s não convencionais) criados como animais de companhia vêm crescendo continuamente no lar dos brasileiros. Desta forma, há um crescimento na procura de veterinários e clínicas especializadas no atendimento desses animais.
Existem os tutores engajados e preocupados com os seus animais, que pesquisam e respeitam as leis e as necessidades das espécies. Esses tutores estudam os hábitos das espécies desejadas antes mesmo de adquirirem os animais, e estão sempre atentos a alimentação, manejo correto, enriquecimento ambiental e bem-estar animal. Todavia, esse preparo ainda é a exceção entre os tutores, pois é grande o número de consultas em veterinários em decorrência de erros de manejo e cuidado para com o animal adquirido. Esses erros acabam ocasionando situações de estresse extremo nos animais, causando diversas patologias, muitas vezes irreversíveis, chegando até mesmo ao óbito.
Por conseguinte, a consulta ao médico veterinário especialista em animais silvestres e exóticos se mostra imperioso para salvaguardar o bem-estar das espécies, tendo em vista que cada animal tem necessidades de cuidados e manejo próprias e propensão a diferentes doenças.